Na terça-feira, dia 7 de março, no Parque Vila Germânica em Blumenau, foram anunciadas as Cervejas e Cervejarias premiadas durante o Concurso Brasileiro de Cervejas. 

O Concurso contou com 61 jurados, sendo 29 estrangeiros de 19 países como Coréia do Sul, Panamá, Alemanha, Estados Unidos, Suécia e Polônia. Foram inscritos ao todo 2.034 rótulos de 332 cervejarias, 34 a mais que no ano passado. 

Fonte: Daniel Zimmermann (Dz Fotografia)

Foram premiados rótulos em 143 estilos diferentes (os que receberam mais inscrições foram American India Pale Ale 165, Weissbier 102 e American Pale Ale 85) com medalhas de ouro, prata e bronze, nas categorias:  experimental, cervejas que ainda não foram lançadas, mas estão devidamente registradas e comercial, que já são vendidas.

Ao final da cerimônia, no The Best of Show, foram apresentadas as melhores cervejas do concurso segundo a avaliação dos jurados. Na categoria Experimental receberam medalhas as cervejarias Tupiniquim, Baden Baden da Brasil Kirin e a Seasons. A Tupiniquim garantiu ouro com a cerveja Tupiniquim Funky Fambroesa, uma Belgian Style Fruit Lambic, e prata foi para a Baden Baden IPA Wood Aged, uma Experimental Beer e medalha de bronze para a Dubbel Dragon: Honey Revenge, estilo Brazilian Beer com ervas e especiarias da Cervejaria Seasons.  

Já na categoria Comercial, o ouro foi para a Cervejaria Colorado, com a cerveja Colorado Guanabara Wood Aged, no estilo Brazilian Beer com madeira. A cervejaria Curitiba ganhou prata com a Morada Gasoline Sour, do estilo Belgian-Style Flanders Oud Bruin ou Oud Red Ale e a cervejaria Zancanaro Zancanaro ganhou bronze no estilo Fruit Wheat Beer, com a cerveja Eden Beer Patillazo Melancia.

Na cerimônia também foram premiadas as melhores cervejarias do ano, que reuniram a maior quantidade de prêmios durante a cerimônia. A medalha de ouro ficou com a Tupiniquim. As cervejarias Bodebrown e Bier Hoff ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Clicando aqui você vê a lista completa com todas as premiadas do concurso e o regulamento.

Destacamos a cerveja de dois amigos da turma de Sommelier da Academia Barbante de Cerveja: o Paulo da Cervejaria Fürst, que vem colecionando medalhas ano a ano, este ano ganhou medalha de prata com a Fürst Oktoberfest, German-Style Märzen e a Larissa e o Raphael da Cervejaria Suinga que conquistaram medalha de prata com a Irajá,  American-Style Amber/Red Ale. Esta última, agora é amiga da Onça e você pode degustar a premiada e outros estilos da Suinga no Beer Truck da Dona Onça!

Veja o ranking dos Estados no Concurso: