Os primeiros growlers foram utilizados no início do século 19, nos Estados Unidos, e mais pareciam com baldes (geralmente, em aço galvanizado) com tampas, nos quais a cerveja era transportada.

Naquela época, as famílias costumavam enviar mulheres ou crianças para o bar local para trazer cerveja para o jantar.  Algumas literaturas americanas e inglesas mencionam que o nome “Growler” surgiu como uma referência ao som retumbante da carbonatação da cerveja que escapava pela tampa enquanto se chacoalhava o recipiente, o que parecia com o rosnar de um cachorro (to growl = rosnar, em inglês).

Quando a cerveja engarrafada se popularizou e as microcervejarias foram desaparecendo, os growlers foram perdendo espaço até que desapareceram. Com o aumento da popularidade da cerveja artesanal nos EUA no final da década de 80 e década de 90, os growlers retornaram com tudo.

No Brasil, com o movimento das artesanais, microcervejarias, cervejeiros caseiros, cervejeiros ciganos e consumidores também aderiram à utilização dos growlers, que trazem benefícios tanto para os produtores como para os consumidores. Para os consumidores, eles oferecem a liberdade de consumir cerveja no conforto de seus próprios lares ou em qualquer outro local além da cervejaria. Vem se tornando comum convidados levarem um growler como presente para o anfitrião para ser compartilhado durante o encontro. Ah, e como são reutilizáveis, os growlers são mais amigos do ambiente do que as latas e as garrafas.   Para os produtores eles representam menor custo porque não existe a necessidade de rótulos, tampinhas ou de um distribuidor, abastece-se direto na fonte!

Confira o bate papo com Kilian Schroeder, Gerente da MondoCeram BEER, que nos apresenta um pouco do universo da MondoCeram BEER e dá dicas e informações valiosas para você cuidar do seu growler. Ops, ainda não tem o seu? Passe no Beer Truck da Dona Onça e adquira um já! 

 

A MondoCeram BEER faz parte do mesmo grupo da Ceraflame. Comente sobre o grupo e o surgimento da MondoCeram.

A Ceramarte surgiu em 1956…

Há uns 15 anos começamos a produzir os growlers, seguindo as tradições alemãs de ter uma garrafa de cerveja retornável que possibilitasse levar para casa “Cerveja fresca”. Oferecemos produtos de qualidade para as cervejarias e o público cervejeiro, que vem crescendo a cada ano, ajudando a difundir a cultura de tomar cerveja fresca. O uso dos growlers vem crescendo a cada ano junto com o aumento na filosofia de tomar cerveja fresca e também com o crescimento das cervejarias artesanais. A vantagem do uso dos growlers cerâmicos para o usuário é que além dele manter a cerveja gelada por mais tempo, o usuário pode levar a cerveja fresca para casa e consumir quando quiser, não apenas no estabelecimento. Alguns estabelecimentos já oferecem desconto para quem leva seu growler. Isso sem falar na questão sustentável de evitar lixo no meio ambiente.

Os growlers da MondoCeram BEER são bastante conhecidos pela qualidade e design. Quais são os modelos de Growlers que vocês possuem e quais outros produtos para o mercado cervejeiro?

Atualmente estamos com sete modelos de growlers, com variação de capacidades: Babilônia 2 litros, Tradicional 1 litro e 2 litros, Voguel 1 litro e 2 litros, Classic 2 litros e 3 Litros, Baviera 2 litros, Steel 2 litros, Bierfass 2 litros. Produzimos também canecos, taças, copos e garrafas. Além disso, ainda oferecemos aos clientes a possibilidade de fabricação de peças exclusivas, com design diferenciado de acordo com suas necessidades.

Vocês possuem um catálogo de personalização de growlers. Todos os produtos da MondoCeram Beer são passíveis de personalização? Comente um pouco sobre o processo de personalização.

Sim, é possível personalizar todos os nossos produtos! Nosso processo de fabricação é de fundição cerâmica, com queima de alta temperatura, o que confere ao produto alta resistência e baixíssima absorção de umidade. Após a esmaltação, nossos produtos estão prontos para serem personalizados. A estampa aplicada sobre a cerâmica chama-se decalque, tendo sua produção através do processo de serigrafia, composto por tintas com resistência a alta temperatura, onde sua fixação acontece por volta de 700°C, garantindo que ele seja permanente.

                                                         

Quais são os principais clientes cervejeiros da MondoCeram Beer e onde eles estão? Vocês atendem o Brasil todo? Vocês atendem microcervejarias, cervejeiros ciganos e cervejeiros caseiros também?

Temos clientes por todo o Brasil. Atendemos micro cervejarias, cervejeiros ciganos, cervejeiros caseiros, loja revendedoras, bares e restaurantes. Assim como festivais e feiras, além de eventos (casamentos, aniversários, confraternizações).

 

 

Quais são os planos e/ou novidades da MondoCeram BEER para o mercado cervejeiro?

A MondoCeram Beer está sempre buscando se atualizar. Realizamos pesquisas constantes para entender as necessidades do mercado cervejeiros e desenvolver novos produtos. Sempre de acordo com as tendências mundiais deste promissor mercado e de olho nas estatísticas sobre o consumo de cerveja no nosso país.

 

 

 

 

Comente sobre os diferenciais da MondoCeram BEER.

Nossos produtos são feitos a partir de cerâmica atóxica, o que garante a preservação da qualidade da cerveja, bem como a saúde do consumidor. Possuem tampa tipo flip top que proporcionam a vedação total do growler. É uma característica da cerâmica ter uma troca térmica mais lenta que os outros materiais e isso faz com que a peça mantenha a temperatura da cerveja por mais tempo se comparada a outros recipientes sem cápsulas térmicas. Nosso processo de produção permite, com mais facilidade, a fabricação de peças exclusivas e personalização exclusiva. Podemos fazer produtos com design diferenciados, aplicação de relevos, além da variação de cores especiais. Além de dar um aspecto metálico na cor das peças, se o cliente desejar. O frete é CIF, isto é, sob nossa responsabilidade. Desde que se respeite os volumes mínimos de compra.

Qual a melhor forma para o cervejeiro entrar em contato com vocês?

Pode ser via telefone: (47) 3203-5000 ou 0800 644 6444 ou via email:

promocional@certaceramica.com.br; promocional1@certaceramica.com.br; promocional2@certaceramica.com.br

 

Dicas & Informações sobre seu Growler –  MondoCeram BEER:


#1 Como limpar adequadamente o growler de cerâmica? É preciso lavar o growler logo após o consumo com água corrente. Se optar por algum detergente ou ácido peracético, certifique-se de que todo o produto tenha sido removido  para não influenciar na qualidade da cerveja

#2 Como armazenar o growler de cerâmica? Para guardá-lo, nossa recomendação é estar seco e mantê-lo aberto, evitando o desenvolvimento de bolores e mofos ou ainda mau cheiro no seu interior. Em caso de esterilização com água fervente, evitar o choque térmico da peça quente com superfícies ou contatos frios. Também é desaconselhável banhar o anel de vedação em água ou líquidos quentes, bem como abrasivos. 

#3 Quais são os cuidados que se deve ter no transporte do growler de cerâmica? É muito importante que sejam evitados quaisquer tipos choques ou quedas no growler. Ao transportar, caso esteja levando mais de uma peça, o ideal é que sejam separadas ou isoladas, para que uma peça não fique sofrendo impacto da outra.

#4 Qual é o tempo máximo de uso / prazo de validade do growler de cerâmica? Considerar, p. ex., durabilidade do acabamento interno, peças móveis, componentes como anéis de borracha etc. A Cerâmica tem uma vida útil muito longa, podendo-se mencionar anos de uso, assim como as demais partes do growler. O anel de vedação é de silicone e, por isso, tem uma vida longa também. O aramado é de aço de alta dureza, muito resistente a deformação plástica. Assim, a validade do produto final fica indeterminada. No entanto, em casos isolados, pedimos que nos comuniquem e nosso departamento de qualidade analisará a causa do problema. Se constatado alguma falha de fabricação, repomos o produto em até 3 meses após a compra.

#5 Por quanto tempo a cerveja pode ficar dentro do growler de cerâmica? O growler se enquadra na qualidade de embalagem da cerveja, assim o prazo de validade deve ser informado pelo vendedor de acordo com a informação do fabricante. Cada cerveja tem seu tempo limite de armazenamento após a abertura do barril e, a cada dia que o barril estiver aberto, é um dia a menos de validade dentro do growler.

#6 Por quanto tempo o growler de cerâmica mantém a temperatura da cerveja? Obs: Se houver um coeficiente, como °C / hora, seria interessante. Naturalmente a cerâmica tem uma troca térmica mais lenta que os outros recipientes sem capsula térmica. Essa é uma característica do material. Portanto, aumentando o tempo da cerveja com a temperatura mais baixa. Não temos um coeficiente para inter-relacionar essa troca térmica, pois depende também do fator climático.

#7 Quanta pressão interna o growler de cerâmica aguenta? A pressão interna média de resistência do growler é de 8 Bar.

#8 O growler de cerâmica interfere de alguma forma nas características da cerveja? Não interfere. A grande vantagem do growler de cerâmica é que a incidência de luz sobre a cerveja é zero e isso contribui muito na conservação dela, valorizando sempre seu sabor original.

 

 

Referências:

HINDY, Steve. “A revolução da cerveja artesanal: como um grupo de microcervejeiros está transformando a bebida mais apreciada do mundo.” Tradução Hamilton Fernandes, 1ª.ed. – São Paulo: Tapioca, 2015.   

MILLER, Joseph.”Regarding the sales of beer via growlers and the leasing of coolers to liquor retailers and wholesalers.” Show me Institute, Kansas City, 2016.

SCHROEDER, Kilian. “MondoCeram BEER.” PECCIOLI FILHO, Nilton Henrique. Blog da Onça. 5 de abril, 2017.

STAR, Adam. “Getting a Handle on Growler Laws“. Seattle UL Rev., v. 39, p. 1079, 2015.